quarta-feira, setembro 28, 2005

"Eu estou aqui" - Pedro Abrunhosa

Conhecem esta canção? Banda sonora do último anuncio do Millennium BCP?
Têm-se ouvido muitos comentários depreciativos à dita música. Ou que a letra é demasiado repetitiva, ou não tem piada, ou "o Abrunhosa" passou-se ...enfim...
Ontem, a meio de um zapping dei com um canal onde passava o clip da música e, influenciada ou não por ele, pus-me a reflectir sobre a pequena frase "EU ESTOU AQUI". No fundo, qualquer música que não conte uma história directamente, tem muitas escondidas por detràs...

Quantas vezes repetimos a frase "eu estou aqui" na nossa vida?
...
"Nem acredito que estou aqui...isto é fantástico!" Num determinado local ou num determinado timing...
"Nem acredito que estás aqui!" - Quando as saudades são muitas e padecem de ser saciadas...
...
A mensagem que esta música me transmite é unicamente a de que nos devemos regozijar por estar onde estamos, naquele momento, naquele local, naquela situação da nossa vida.
Recordo-me do anterior anuncio deste mesmo banco onde gente gritava: "AQUI VOU SER FELIZ!"...onde a mensagem é exactamente a mesma, dita tão efusivamente como esta agora.
O português, infelizmente padece do erro de nunca se dar por 100% satisfeito e de dizer que "Além" é que vai ser feliz, "Ali" é que vai ser tudo bom, recusando-se a assumir que a felicidade está mesmo AQUI à mão e não ali, nem além. O problema começa nas línguas latinas que permitem a existência dos verbos ser e estar...é mais fácil dizer "Estou feliz" do que "Sou feliz".
Que falta nos faz o verbo To be que só por si é ser e estar ao mesmo tempo.
...
Não é difícil sermos felizes onde estamos; Ninguém disse que a vida era fácil mas também ninguém nos mandou dificultá-la, pois não?
...
"Um barco tem dois remos...o remo "pensar" e o remo "agir"...para sermos felizes A Q U I só precisamos remar convenientemente com os dois "

Um excelente dia para todos...
Tentem ver o vídeo do Abrunhosa e façam a vossa análise...vão surpreender-se como tão pouco pode dizer tanto!

Beijinhos***