quarta-feira, setembro 07, 2005

O peso da idade

Se há coisa que a maior parte do ser humano se recusa a aceitar é o avançar constante da idade e, consequentemente a perda de faculdades umas mais, outras menos significativas.
Recordo-me disto quase todos os dias, essencialmente quando venho no autocarro para o trabalho. Como todos sabemos existem lugares reservados a grávidas, pessoas com crianças de colo, deficientes e idosos; Na zona onde trabalho a população não é tão jovem quanto isso e é uma constante ver alguém que se levanta para ceder o lugar a um outro e um outro que responde "não não, deixe-se estar" ou porque "vou já sair", ou "a senhora vai carregada e eu não", ou então "a minha perna não gosta de estar sentada e depois custa-me muito a levantar", até que alguém se levanta mesmo e este outro diz "ah!até já está aqui um lugar" e se senta. Senta-se descansado por não ter roubado o lugar a ninguém e convencido (embora pouco) que está mais capaz de ir de pé do que qualquer outro que lhe tenha cedido o lugar.
Porque a idade pode pesar, mas ele quer sempre esquecer-se disso.

4 Comments:

Blogger RuRafael said...

Bem, tens que me dizer que autocarro e' que apanhas. Sabes, porque?
Quando estava gravida, nunca havia uma alma caridosa (novo ou velho) para me dar o lugar. E quando eu tinha lugar e estava sentada do lado da janela, quando queria sair, pedia educadamente 'a pessoa do meu lado para dar um jeitinho, elas muitas vezes nem se levantavam, e eu de barrigao tinha que me trocer toda para sair.
Por isso, minha amiga, acho que essa educaçao toda ou e' na tua zona, ou e' por serem todos de idade.
Desabafos 'a parte - o pior de envelhecer, e' perdermos o controlo de certas e determinadas coisas.
Beijocas grandes
Rute

07 setembro, 2005 14:53  
Blogger Carla O. said...

Pois... lembro-me que a minha avó detestava que dissessem que ela era velha.
Mas é uma coisa, que me espera (espero!) e da qual não gosto nada.
Estive a ler os outros posts, que estão o máximo, mas adorei o do café! Ahahahaha!
Beijinhos,
Carla e piscos

07 setembro, 2005 15:40  
Blogger Gina A. said...

Uma das coisas q o avançar da idade costuma trazer e q + me assusta é precisamente essa perda de certas faculdades, de q falas...

Beijinhos

08 setembro, 2005 02:57  
Blogger Jolie said...

Mas esses de quem falas não perderam uma coisa: a boa educação!

Coisa que às vezes falta a muito (boa) gente plena de todas as suas faculdades (menos as sociais)!

Beijos

09 setembro, 2005 14:37  

Enviar um comentário

<< Home