quarta-feira, março 28, 2007

Diversão

No dicionário, como em todos os bons dicionários, a palavra diversão é definida sem sentidos ocultos e de um modo claro:

do Lat. diversione
Diversão: s. f., mudança de direcção para uma e outra parte; acto ou efeito de divertir; distracção; entretenimento; digressão; operação militar que consiste em desviar a atenção do inimigo do ponto que se pretende ocupar. *


É do conhecimento geral que o sentido das palavras não nasce com elas… aliás, as palavras nunca nasceram, foram sempre sendo criadas. E quem constrói uma palavra, muito facilmente lhe atribui um sentido.
Se acho que a diversão possui uma conotação pejorativa ao lado de vocábulos como cultura ou entretenimento? Talvez responda que sim, mas logo acrescentarei que já houve alturas em que o senti mais. As mentes foram-se abrindo com o passar dos anos. Casas de diversão nocturna há muito que deixaram de ser só bordeis e casas de alterne. Afinal de contas, o que há de errado em cultivarmo-nos enquanto nos divertimos? Ou entretermo-nos simplesmente, sem condicionantes e sem objectivos?
Curioso descobrir, também no dicionário, que entretenimento é sinónimo de divertimento, e este por sua vez é sinónimo de distracção… mundo inacreditável, este das palavras que nos leva a reflectir sobre as conotações que atribuímos aos vocábulos e que podem transformá-los e alterar a visão que as outras pessoas têm deles.
Acredito que o ser humano, livre na alma e no raciocínio, tem capacidade para discernir quais as actividades que o vão tornar mais completo, sendo apenas actividades de momento ou com efeitos a longo prazo. Mas sei que existe gente que procura na cultura apenas o prazer imediato, o riso fácil, a fuga rápida à realidade – o que chamamos a diversão – e acaba por se deixar prender a essa face da cultura, face essa que pode ser tanto ou mais instrutiva que aquela que nos faz meditar, pensar antes de rir, reflectir sobre a realidade, mas que constitui um maior desafio para a nossa mente; e nem sempre o que nos cansa nos diverte, verdade?
Relembro a última definição para diversão: “operação militar que consiste em desviar a atenção do inimigo do ponto que se pretende ocupar”* e pergunto-me se, apesar de ser uma manobra de distracção, não eram estas operações que desenhavam os contornos do final de uma batalha?

*Retirado de: http://www.priberam.pt/

Etiquetas: