quarta-feira, outubro 11, 2006

Eu ainda sou do tempo...(post mto atrasado..)

Ainda existem!
Crianças a brincar na rua, poucas mas existem e aqui há tempos fiquei a observar umas quantas que jogavam à bola no jardim enquanto escrevinhava este post.
Não me lembro de muitos dias da minha infância que não tenham sido passados a brincar nas traseiras do meu prédio, aliás, a frase “não vais brincar para a rua se…” era a base da chantagem da minha mãe para me fazer cumprir regras.
A tudo se brincava e se possível a todas as horas: jogava-se à bola (como as crianças que encontrei), às escondidas, à apanhada, aos polícias e ladrões, construíam-se cabanas, faziam-se corridas de bicicleta; aos fins-de-semana – em tempos de escola – e de manhã à noite – as férias inteiras. Quantos jantares engolidos à pressa para depressa voltar à brincadeira!
Hoje é uma realidade diferente… a segurança nas ruas não inspira pais a deixar os filhos tão à vontade, a Internet e os telemóveis facilitam os encontros não obrigando a sair de casa para “socializar” e as férias grandes já não três longos (na altura curtos) meses.
Com todas estas condicionantes, ver aquele grupo de crianças na rua, ao fim da tarde, a jogar à bola era digno de registo e de partilha. Aqui fica.