segunda-feira, janeiro 08, 2007

Com que linhas eles cosem...


Acordei antes do despertador. Coisa rara, normalmente acordo depois de ele tocar (muito tempo depois...)
Pensei na enormidade de coisas que podia fazer com o tempo extra que esta insónia matinal punha à minha disposição... optei por levantar-me e ir para o escritório mais cedo que o normal para adiantar trabalho pensava eu.

Mas "por dificuldades de ordem técnica a circulação de comboios na linha azul encontrava-se interrompida" e acabei por chegar aqui quase à mesma hora....

Amanhã há (mais uma) greve do metropolitano.
Eu bem sei que estamos num país democrático, com sindicatos e essas coisas todas giras como o direito à greve e patati e patatá... Mas greve das 6h30 às 12 horas quando é essa a abertura dos serviços faz-me um pouco de confusão. Durante o tempo de greve não deveriam estar os trabalhadores a reevindicar direitos, como antigamente se fazia? Por exemplo, o metro abria às 6h30 e às 8 horas fechava para que os trabalhadores mostrassem o seu descontentamento até às 14h. Agora discutem-se as exigências dos trabalhadores numa primeira reunião, marca-se uma greve para um determinado dia e, depois da mesma acontecer, reunem-se todos novamente para debater as ditas exigências.
Deste modo, amanhã quando os despertadores daqueles que abririam as estações e iniciariam os percursos do metro tocarem, estes desligá-los-ão descansadamente e ficarão a expôr as suas exigências e a reenvindicar os seus direitos MAS para dentro.