segunda-feira, abril 16, 2007

Nacionalismo

Não sei se lhe deva chamar desgosto, mas se há excessos que me enojam, o excesso de nacionalismo para além de me enojar, agonia-me pelo medo que acarreta consigo.
Desde a colocação do dito cartaz que todos vimos ou do qual ouvimos falar que, PNR (Partido Nacional Renovador) e PHS (Portuguese Hammerskins) se tornaram siglas nas quais temos tropeçado constantemente ao abrir os jornais, ou ao ouvir os noticiários. E que felizes estão José Pinto Coelho e Mário Machado, respectivos líderes destas duas massas com a popularidade alcançada! Que bem planeada deve ter sido esta movimentação para pôr fim à emigração, que até rima mas não tem nada de bonito.
Movimentação inteligente, ou esperteza saloia? Imagino o fio condutor deste pensamento: Que mais podemos fazer senão apelar ao sentimento de nação e de patriotismo que é o único a subsistir neste país? E que tal podermos dizer e fazer tudo o que nos apetecer em nome da Nação? Começamos por achincalhar os imigrantes, mostrando a hospitalidade pela qual os portugueses são conhecidos no estrangeiro, e desejamos-lhes boa viagem de regresso ao país deles, onde não têm trabalho, consequentemente não têm dinheiro e onde vêem a família passar fome. Lindo, não é?
E agora pergunto eu: que vamos fazer a seguir em nome da Nação? Sempre podemos criar campos de concentração na OTA para isolar a raça portuguesa! Que se lixem os direitos humanos, se é para bem da Nação! O Hitler que o diga!
Gostava de ter meios para tentar descobrir se algum dos membros do PNR ou do PHS, têm familiares emigrados nalgum país; então se fossem dirigentes ou líderes gritava BINGO; e já agora, se nenhum desses familiares tinha deixado descendência no país de destino, para então sugerir ao senhor José Pinto Coelho que utilizasse com ele a mesma figura de estilo que utilizou numa entrevista, referindo-se à questão da nacionalidade:
“Se um russo nascer cá, não é português. Se um cão nascer numa capoeira não é galinha por causa disso”.*
E agora, com a vossa licença, vou apanhar ar para aliviar as náuseas.

* Semanário Sol, de 14 de Abril de 07

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho muito bem que exponhas as tuas opiniões sobre variados temas, mas acerca disto acho que a devias guardar para ti...sabes bem porquê.Bjs.

21 abril, 2007 00:36  

Enviar um comentário

<< Home